jkgjg

752 palavras 4 páginas
Grupo de Estudos R&S
Seleção por Competência
Como a seleção por competência pode auxiliar na identificação de talentos? Camila Costa e Vanessa Iablonovski
O mercado atual aquecido pela globalização faz com que as organizações busquem profissionais cada vez mais qualificados e alinhados com os seus objetivos.
Tal busca por estes profissionais faz com que a área de recursos humanos aprimore suas habilidades nesta busca e captação de talentos.
O avanço tecnológico tem auxiliado os profissionais na agilidade e execução de suas tarefas, contudo ao contrário do que se pensam os profissionais nunca serão substituídos pelos sistemas. A posição do profissional de Recursos Humanos no processo de recrutamento e seleção de pessoas nas organizações é e sempre será se suma importância para que tudo ocorra.
Comparar as competências do candidato entrevistado com as competências exigidas para o cargo em questão possibilita a identificação do grau deste profissional à função que ele ocupará na organização.
A tarefa de avaliar as competências comportamentais é subjetiva. O fato de alguém ser

avaliado

positivamente

em

relação

a

algumas

competências

comportamentais não garante que ele possa assumir com sucesso determinado cargo, mas diminui a possibilidade de uma contratação inadequada.
É possível controlar os efeitos da subjetividade na avaliação utilizando além da descrição de cargo, onde consta as competências técnicas e comportamentais, uma entrevista com foco em competências.
Competência segundo Rabalgio (2012, p.11) é um conjunto de Conhecimentos,
Habilidades e Atitudes (CHA) específicas de cada cargo, que torna possível construir as ferramentas personalizadas para avaliar o perfil de competências dos candidatos ao cargo, com o objetivo de identificar a compatibilidade entre necessidade do cargo e perfil do candidato a ocupante do cargo, que são o mapeamento e a mensuração de competências e a entrevista comportamental com

Relacionados