jkdhk

1094 palavras 5 páginas
A AULA EXPOSITIVA TRADICIONAL COMO UMA NOVA TÉCNICA EDUCACIONAL
Segundo bornheim (1987), o termo tradição, do latim traditio se refere ao ato de entregar algo a alguém, ou mesmo de uma geração a outra. Em outra análise, o verbo tradire se relaciona ao ato de transmitir uma informação de forma escrita ou falada de geração a geração. Por este prisma, não há como negar a condição pela qual toda a sociedade está inserida e constituída por uma educação tradicional.
Nesse contexto se encontra a aula expositiva, considerada como a principal técnica de ensino tradicional, fomenta confrontos e desequilíbrio por parte da comunidade acadêmica, que muitas vezes não consegue encontrar um lugar comum entre as novas técnicas de ensino e as técnicas do passado, bem como a aula expositiva.
Parece ser razoável que o professor criativo e transformador se alinhe as novas tendências educativas, não extirpando de suas aulas técnicas já empregadas e consolidadas no ambiente escolar, mas o emprego de variadas técnicas de ensino, desde inovadoras formas de ensino que se utilizam das novas tecnologias, até as tradicionais aulas expositivas, a fim de dinamizar a rotina de suas aulas.
As questões que estão por detrás disso são o quanto as técnicas tradicionais de ensino, mais especificamente as aulas expositivas, são capazes de produzir um conhecimento significativo e duradouro; o porquê de não serem extintas das práticas docentes atuais e finalmente; se há possíveis abordagens dessas técnicas que permitam uma aprendizagem mais efetiva, transformando seu caráter verbalista e autoritário em uma atividade dinâmica, participativa e estimuladora de uma aprendizagem crítica.

A Aula Expositiva no Decorrer dos Tempos

Através dos tempos, a aula expositiva se tornou o principal meio de transmissão de conhecimento. No Brasil se verifica este tipo de atividade já na época jesuítica. Em estudos recentes, esta prática de ensino é apontada como sendo a preferida por professores e alunos de

Relacionados