JK experiêcia democrática

1819 palavras 8 páginas
João Fernandes Campos Café Filho que nasceu na cidade de Natal, dia 3 de fevereiro de foi um advogado e político brasileiro, assumindo a presidencia do Brasil entre 24 de agosto de 1954, após o suicídio do ex-presidente Vargas e em 8 de novembro de 1955, quando foi deposto. Foi o primeiro protestante (evangélico) a ocupar a presidência da república do Brasil, em que sofria duras criticas da Liga Eleitoral Católica por causa de seus ideais.
Se candidatou à vice-presidência da república por fazer parte do acordo feito por Adhemar para apoiar Getúlio Vargas à presidência da república nas eleições de 1950. Com o “suicídio” de Vargas, em 1954, assumiu a Presidência, se mantendo nocargo até novembro de 1955.
Nas eleições presidenciais de 1955, o candidato apoiado por Café Filho foi derrotado pelo mineiro Juscelino Kubitschek, do PSD, e pelo vice João Goulart, do PTB. Café Filho manteve-se indiferente quanto ao respeito às instituiçõesque ameaçavam um golpe,a UDN e parte do exército, o que levou o general Henrique Lott, seu ministro da Guerra, executar um Golpe de Estado preventivo para garantir que Juscelino assumisse a presidencia e, principalmente, a manutenção da democracia no Brasil.
Alegando questões de saúde, Café Filho pediu licensa do cargo de presidente da República alguns meses antes de Juscelino assumir a posse, assumindo interinamente Carlos Luz, que até então era presidente da Câmara. Por pressão do general Lott, Carlos Luz foi deposto acusado de pretender dar um Golpe de Estado e evitar a posse de Jucelino, assumindo a presidência provisória Nereu Ramos, e vice-presidente do Senado, gerando um estado de sítio e impedindo a volta de Café Filho. A exclusão dos golpistas apoiados pela UDN assegurou a posse dos já eleitos JK e Jango. E em 20 de fevereiro de 1970 morre no Rio de Janeiro Café Filho.
REFERENCIAS:
http://www.ordens.presidencia.pt/http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/cafe-filho/ministeriosNascido em Diamantina, 12 de

Relacionados