Jjtecti

395 palavras 2 páginas
Os terremotos ou abalos sísmicos são tremores na superfície terrestre, provocados por eventos que ocorrem no subsolo e nas camadas interiores do planeta: os choques entre as placas tectônicas.

Hipocentro: é a região do interior da crosta terrestre de onde parte o terremoto.

Epicentro: é o ponto da superfície terrestre mais próximo ao centro de um abalo sísmico, ou seja, é o principal local que sofre com as vibrações do abalo.

Os terremotos de grande intensidade costumam causar danos materiais e até a perda de muitas vidas humanas. Geralmente, as conseqüências dos terremotos são mais graves quando atingem países pobres, nos quais a infra-estrutura das cidades não está preparada para os tremores. As pessoas perdem tudo, desde seus móveis e suas modestas casas até seus parentes, e são pouco amparadas pelo governo. As tragédias decorrentes de terremotos são um fator agravante da pobreza em algumas regiões, como é o caso dos recentes terremotos ocorridos na Turquia, em Taiwan, na Índia e em El Salvador.

Já em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Japão, os governos e as construtoras investem na infra-estrutura, construindo prédios providos de uma compensação estrutural adequada, planejados para agüentar grandes oscilações do terreno. Nesses países, avançados aparelhos sismológicos permitem detectar os eventos sísmicos a tempo de avisar as populações e evitar catástrofes maiores. Os terremotos submarinos podem causar a formação de maremotos (tsunamis) especialmente em áreas de colisão entre placas tectônicas.

Afinal o que é um terremoto?

Talvez você recorde da existência de algum terremoto. A terra balançando, lâmpadas penduradas começam balançar, prateleiras começam a cair, paredes se agitando.... Mesmo que você não recorde vendo ou sentindo um terremoto, você tem provavelmente vivido com milhares de terremotos pequeninos durante sua existência. A terra está constantemente criando terremotos.

Um terremoto é a agitação da terra causada por

Relacionados