jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2015

Publicidade
Quem foi Monteiro Lobato?
Categorias: educação em pauta, informação
Responsável pela criação de inesquecíveis histórias, começou o seu trabalho literário na área de contos infantisem 1917. A primeira história que escreveu foi “A menina do Narizinho Arrebitado”, lançada no natal de 1920 que fez o maior sucesso. Depois disso nasceram outros episódios, o principal deles é “O Sítiodo Pica-pau Amarelo”, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e Emília são conhecidos culturalmente até hoje.
Lobato estava insatisfeito com astraduções feitas dos livros europeus para crianças, por isso começou a criar personagens bem brasileiros, dando destaque aos costumes e às lendas do folclore nacional, como exemplo podemos citar o famosoSaci-Pererê. Em suas obras o autor ainda misturava a mitologia grega, os quadrinhos e o cinema.
O escritor é considerado pioneiro na literatura paradidática, aquela que se aprende brincando, portransmitir ideias e conhecimento em livros que falam de história, geografia e matemática.
Além da herança literária que nos deixou, Monteiro Lobato marcou na vida intelectual do país com importantes frases,tais como: “Um país se faz com homens e livros”, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, “Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra deadultos”, quanta sabedoria!
Principais Obras Infantis de Monteiro Lobato:
  Reinações de Narizinho;
  Viagem ao céu e O Saci;
  Caçadas de Pedrinho e Hans Staden;
  História do mundo para ascrianças;
  Memórias da Emília e Peter Pan;
  Emília no país da gramática e Aritmética da Emília;
  Dom Quixote das crianças;
  O poço do Visconde;
  Histórias de tia Nastácia;
  O Pica-pau Amarelo e Areforma da natureza;
  O Minotauro;
  Os doze trabalhos de Hércules. 


As histórias de Monteiro Lobato vão além de divertir e entreter o público infantil. Com muitas delas, ele trouxe à tona...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!