Jjjjjjjjjjj

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA – FORMAÇÃO PSICÓLOGO

RELATÓRIO DO CONDICIONAMENTO OPERANTE REALIZADO COM O SOFTWARE: SNIFFY, O RATO VIRTUAL.

Garanhuns - PE 2011

FRANCY LIMA

RELATÓRIO DO CONDICIONAMENTO OPERANTE REALIZADO COM O SOFTWARE: SNIFFY, O RATO VIRTUAL.

Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da Disciplina Psicologia Experimental ministradapelo Prof. Dr. José Spencer Hartmann Júnior.

Garanhuns - PE 2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3 METODOLOGIA 4 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS

4 5 6 7 9

4 1. INTRODUÇÃO Este trabalho é referente à experiência de condicionamento operante realizada com o software “Sniffy-Pro, o rato virtual”. Este software foi desenvolvido para simular experiências de laboratório, nestecaso, um biotério, um laboratório que utiliza animais para realizar experiências. O Sniffy é um software muito utilizado em cursos de Psicologia em matérias que incluem experimentação, como por exemplo, Psicologia Experimental, Behaviorismo, Análise Experimental do Comportamento e similares. Trata-se de uma simulação do que seria um rato numa caixa de Skinner, o qual está sujeito às contingências queo experimentador lhe fornece, como água, pelotas de alimento, choques e estímulo visuais, e a partir dessas contingências, o experimentador pode condicionar o rato à emissão de determinadas respostas, como por exemplo pressionar uma barra para obter alimento. Este software foi trabalhado de forma que o rato virtual tivesse muita proximidade com um rato real, tanto que seus movimentos foramcaptados de um rato de verdade. A utilização deste software possui diversas vantagens, entre elas: respeito aos direitos animais, uma vez que nenhum organismo real precisa ser submetido à experimentação científica; economia quanto à manutenção de um biotério e praticidade quanto ao gasto de tempo com as experiências, que no software se dão de forma mais rápida e eficaz, facilitando a pesquisa doexperimentador. É bastante satisfatória a experiência com o Sniffy, pois é possível apreender conceitos de Psicologia Experimental sem que sejam necessários grandes deslocamentos de recursos para tal, uma vez que se pode dispor de uma ferramenta como esta: “Sniffy-Pro, o rato virtual”.

5 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A experiência realizada com o Sniffy é de condicionamento operante. Segundo Moreira eMedeiros (2007) o condicionamento operante trata-se da aprendizagem em função de suas consequências. O organismo passa a emitir respostas para produzir uma alteração no ambiente que na maioria dos casos, lhe é favorável, à essa alteração denomina-se consequência. O ambiente é a caixa de Skinner, descrita a seguir por Moreira e Medeiros:
O principal equipamento utilizado em um laboratório decondicionamento operante é a Caixa de Condicionamento Operante […]. Esse equipamento foi projetado pelo psicólogo B. F. Skinner para o estudo do comportamento operante, ou seja, do comportamento que produz alterações no ambiente e que é afetado por elas (2007, p. 168).

Neste ambiente o rato está submetido às contingências do experimentador, essas contingências podem ser reforçadoras ou aversivas. Oalimento e a água são estímulos reforçadores e aumentam a probabilidade de ocorrência de uma resposta, ideais para a aquisição de um comportamento. Já o choque é um estímulo aversivo e dependendo do tipo de condicionamento que se deseja realizar, este estímulo aversivo pode ser um reforçador negativo, o qual aumenta a probabilidade da ocorrência de uma resposta que pode ser de fuga e/ou esquiva. Aprimeira associação realizada pelo Sniffy é a “som-comida” (sound-food), a segunda associação é a “barra-som” (bar-sound). Quando o rato “compreende” que todas as vezes que escuta o som surge comida, ele passa a produzir som para obter comida. Para produzir som ele pressiona uma barra, pois é o som dessa barra que faz surgir comida. Uma vez que ele adquire esse comportamento de produzir som,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jjjjjjjjjjj

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!