jjjjjj

Páginas: 22 (5294 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
Art nouveau
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Arte Nova)

Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
As fontes não são citadas no corpo do artigo, o que compromente a verificabilidade.
Precisa ser wikificada.
Não tem imagens.
Necessita ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Contém referências que necessitam deformatação.
Marcas[Expandir]



Entrada da estação "Porte Dauphine" do Metropolitano de Paris, 1900-1912.

1 Ernest DELUNE (1859-1947), Casa-estúdio do vitralista Sterner, 1904 em Bruxelas.
Art nouveau (Pronúncia francesa: [aʁ nu'vo]) é um estilo internacional de arquitectura e de artes decorativas – especialmente o inicio da arte aplicada à industria – que foi muito apreciado de 1890 até os anos1910. Antes da Primeira Guerra Mundial, o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico em cima do qual levará: o Art déco(1910-1939)2 .
O nome Art nouveau é francês para “Arte nova”, e é também conhecida como Jugendstil, [ˈjuːɡn̩tʃtiːl ], em alemão para “estilo da juventude”, que recebeu o nome devido à revista Jugend. O Art nouveau é uma reacção à arteacadémica do século XIX e inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas.
O Art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque. Assim, o estilo Art nouveau conheceu várias formas com tendências localizadas. Na França, as entradas dometropolitano (edícula) de Paris feitas por Hector Guimard eram do estilo Art nouveau e Emile Gallé praticou o estilo "Escola de Nancy". Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitectura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitectura de toda aÁustria-Hungria. Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o Art nouveau de sua própria maneira.
Apesar de o Art nouveau ter sido substituído pelos estilos modernistas do século XX, ele é actualmente considerado uma importante transição entreo Historicismo e o Modernismo. Além disso, os monumentos Art nouveau são agora reconhecidos pela UNESCO na sua lista de património mundial como contribuições significativas para o património cultural. O centro histórico de Riga na Letônia, é considérado como “a melhor coleção de construções Art nouveau na Europa”3 , foi incluso na lista em 1997 e também quatro casas (chamada em francês : Hôtel de maître) : CasaTassel, Casa Solvay, Casa van Eetvelde e casa-museu Horta em Bruxelas4 feitas por Victor Horta (1861-1947). O Art nouveau foi incluído em 200 como “obras de criatividade humana genial” que são “exemplos excepcionais da arquitetura Art Nouveau brilhantemente ilustrando a transição do século XIX para o XX na arte, pensamento e sociedade.
Índice
  [mostrar] 
Art Nouveau, um nome deestilo[editar | editar código-fonte]
No inicio nem Art nouveau nem Jugendstil eram os nomes comuns do estilo mas era conhecido como esses em alguns locais, visto que o estilo tinha nomes diferentes a medida que ele foi se espalhando. Esses dois nomes são advindos de, respectivamente a galeria "Maison de l’Art Nouveau" do Samuel Bing (também conhecido como Siegfried Bing) em Paris e a revista "Jugend" em Munique,ambas que promoveram e popularizaram o estilo5 .
"Maison de l'Art Nouveau" - Samuel Bing (1838-1905)[editar | editar código-fonte]
"L’Art Nouveau" ou "Maison de l'Art Nouveau" era o nome de uma galeria iniciada em 1895 pelo comerciante de arte Samuel Bing em Paris que exibia artes decorativas. Antes de isso, Samuel Bing era já um comerciante de Arte do Extremo Oriente desde de 1884. Ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JJJJJJ
  • jjjjjj
  • jjjjjj
  • jjjjjj
  • Jjjjjj
  • jjjjjj
  • jjjjjj
  • jjjjjj

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!