jjjh hih

634 palavras 3 páginas
Alotropia

Alotropia (do grego allos, outro, e tropos, maneira) foi um nomecunhado por Jöns Jacob Berzelius e que hoje designa a propriedade decertas substâncias de existir em diferentes modificações; as váriasformas são conhecidas como alotropos. Jons Jacob Berzelius, no entanto,usou o nome num sentido completamente diferente.
O fenômeno da alotropia consiste em que um elemento químico pode originar substâncias simples diferentes.
Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico formasubstâncias simples diferentes. Estes elementos podem ser Oxigênio (O),Enxofre (S), Carbono (C) ou Fósforo (P).
Os átomos de carbono podem se organizar de maneira diferente eformarem as substâncias carvão, grafite ou diamante, bem comosubstâncias artificiais conhecidas como fulereno (ou buck-balls). Ografite é o mais estável e ocorre espontaneamente. O carvão é resultadoda decomposição de plantas (carvão vegetal) ou animais (chamado carvãomineral).
Já o diamante é o mais instável, não ocorrendo de maneiraespontânea, somente quando há grande pressão e/ou temperatura sobreele. Em laboratório é possível, embora não economicamente viável,transformar-se grafite em diamante aplicando grande pressão etemperatura sobre ele.
O oxigênio pode formar o gás oxigênio (que é o mais estável) querespiramos, como pode formar o gás ozonio (mais instável) que nosprotege dos raios ultra-violeta.
Enxofre

O enxofre pode formar o S8 enxofre rômbico (mais estável) e o enxofre monoclínico (mais instável).
Fósforo
Pode apresentar-se como Fósforo branco (mais instável), fósforopreto e fósforo vermelho (este é o mais estável e o de mais comumutilização em caixas de fósforo).
O oxigênio possui os seguintes alótropos:
- O2 > Gás Oxigênio: É inodoro, incolor e essencial a respiração
- O3 > Gás Ozônio: Tem cheiro característico e é levementeazulado. É o gás formador da e estratofera e impede que os raiosultravioleta atinjam a superfície terrestre.
O enxofre possui as seguintes formas

Relacionados