Jiuhkl

784 palavras 4 páginas
SIMULADO - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Marque V para verdadeiro e F para falso:

1) Quanto À Zetética e à dogmática jurídicas:

( ) As disciplinas dogmáticas são regidas pelo princípio da proibição da negação, isto é, sob o enfoque dogmático é proibido negar os pontos de partida.
( ) A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política são ciências que por admitir e incentivar o questionamento se adaptam perfeitamente ao enfoque zetético
Assim como a dogmática, ao considerar as ciências afins , a zetética deixa de questionar suas premissas porque elas passam a ser inquestionáveis.
( )No que diz respeito ao Direito, sendo este um espaço aberto , incorporam-se ao campo de suas investigações as ciências afins como filosofia, sociologia, ciência política e antropologia.
( )Sob o ângulo zetético , a Constituição enquanto objeto de investigação comporta perfeitamente a pesquisa de ordem sociológica, antropológica, histórica política, econômica, filosófica, sociológica, etc...
( )O Direito Civil, o Direito Tributário e o Direito Civil são exemplos de disciplinas zetéticas.
( )Disciplinas zetéticas são puramente teóricas e não guardam qualquer aplicabilidade prática, principalmente porque os aplicadores do Direito tem como única necessidade para a solução de uma causa a mera indicação da norma jurídica, irrelevando tanto a arte de interpretá-la quanto à de argumentá-la.
( ) Filosofia Jurídica e História do Direito são exemplos de dogmática jurídica.
( ) Enquanto para as religiões a existência de Deus é uma questão dogmática, para a filosofia é um problema que merece investigação , sendo um questionamento de possibilidades infinitas.
( )Os princípios constitucionais são “dogmas” do Direito Constitucional. Vejamos, por exemplo, o princípio da Isonomia, mesmo que saibamos que a igualdade em termos reais é uma utopia, não podemos negar que seja vigente no ordenamento jurídico brasileiro.
( ) Por fim, deve-se concluir que zetética e

Relacionados