jiuhdgfjkgdhjkjgs

905 palavras 4 páginas
Introdução
Neste trabalho abordarei sobre fatores abióticos e fatores bióticos do seres vivos. Chamam-se fatores bióticos: todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.
Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.
Fatores bióticos:
Produtores
Macro consumidores
Micro consumidores.
Os fatores abióticos também interferem na vida dos seres vivos de um ecossistema, mas são, na sua maioria, independentes da sua atividade. Referimo-nos aos elementos físicos do ambiente (abiótico = sem vida) e os mais importantes são: a luz, a temperatura, a humidade, a pluviosidade e o substrato. Um ecossistema é constituído por fatores bióticos e fatores abióticos. Tipo de relações nos fatores bióticos Intraespecíficas Interespecíficas Relações entre seres vivos Relações entre seres vivos da mesma espécie. De espécies diferentes. Exemplos: Exemplos: Cooperação; Predação; Reprodução; Competição; Competição; Parasitismo. Canibalismo.
Relações Intraespecíficas Cooperação – Relação benéfica para os seres envolvidos em que todos se ajudam mutuamente para atingir um objetivo comum (alimento, território, etc.). Exemplo: formigueiro.
Relação em que se originam seres da mesma espécie, garantindo a sua continuidade.
Relações Intraespecíficas Competição – Relação em que os seres envolvidos saem prejudicados, por danos corporais, desgaste de energia, etc. Exemplo: luta por fêmea, alimento, território, água, luz, etc. Relação em que um ser mata e se alimenta de outro da mesma espécie. Exemplo: crocodilos e peixes adultos que comem as suas crias e aranhas e louva-a- deus cujas fêmeas matam e se alimentam.
Relações Interespecíficas Predação – Relação em que

Relacionados