jijir

3055 palavras 13 páginas
A água
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, formando a molécula H2O. É umas das substâncias mais abundantes em nosso planeta, e pode ser encontrada em três estados físicos: Líquido, gasoso e sólido.
Densidade: 1.000,00 kg/m³
Ponto de ebulição: 99,98 °C
Massa molar: 18,01528 g/mol
Ponto de fusão: 0 °C
Aproximadamente 70% da superfície terrestre é coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
Os aproximados 2,5% de água doce no nosso planeta estão divido da seguinte forma:
29,7% aquíferos;
68,9% calotas polares;
0,5% rios e lagos;
0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).
A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.
Origem da água
As mais recentes teorias revelam que o surgimento da água está extremamente ligado à formação do sistema solar. A terra passou por várias etapas de resfriamento e aquecimento, em um período de resfriamento da Terra houve uma condensação do vapor que se materializou em forma de chuva, com isso a água foi depositada nas partes mais baixas, surgindo assim os primeiros oceanos (oceanos primitivos).
Durante a formação da crosta ocorreu o processo de desgaseificação, teoria que explica a liberação da água na forma de vapor. Nesse período os vulcões expeliram gases como hidrogênio e vapor de água que deu origem à atmosfera.
Tipos de água
Água potável: é destinada ao consumo humano por apresentar as condições ideias para a saúde. Pode ser tratada ou retirada

Relacionados