jijijij

3772 palavras 16 páginas
Texto retirado da Página Pessoal de Ricardo Matosinhos.

EMBOCADURA

À complexa posição formada pelos lábios de um instrumentista de sopro dá-se o nome de embocadura. Cada instrumentista tem uma embocadura muito própria, devido, na sua maioria a questões físicas. É portanto um dos factores que torna cada instrumentista único.
Existem porém alguns princípios básicos na construção da embocadura de um instrumentista da classe dos metais. Toda e qualquer embocadura, deverá respeitar minimamente estes princípios, afim de um desenvolvimento mais ou menos correcto. Dever-se-á portanto ter primeiramente conta estes princípios e só depois e expressão e personalidades musicais de cada um. A Embocadura é algo muito importante, pois é aí que se forma o som. Sem uma boa vibração não há um bom som, ou seja, se a vibração não for bem formada é quase impossível melhorar o som. Porém, certos ruídos na vibração, não se ouvem a uns metros de distância. A sensação que têm varia muito com espaço. Para um trompista, a embocadura consiste na colocação dos músculos dos lábios e da face, numa posição que permita a vibração dos lábios pela passagem de ar. Esta vibração já é o próprio som, neste caso a trompa funciona com um amplificador natural. É claro que o corpo do instrumento e a posição da mão direita irão afectar o timbre, mas a base está na vibração dos lábios. É possível identificar um trompista, pelo timbre. Por vezes até pela vibração executada sem a trompa, só com o bocal ou só com os lábios. O que vem a realçar, mais uma vez, a individualidade de cada trompista.
A vibração é criada pela passagem de ar entre os lábios a variadas tensões. Como os lábios estão muito próximos, vibram, provocando um som audível causado pelo atrito entre os lábios e a concentrada coluna de ar. Este processo é repetido, a uma velocidade que varia mediante a frequência do som pretendida. Por exemplo ao Lá 3 (440Hz) corresponderá uma vibração de 440 vezes num segundo, ou seja: a vibração

Relacionados

  • Síntese sobre efeitos do álcool - fisiologia
    1387 palavras | 6 páginas
  • Hello there!
    12502 palavras | 51 páginas