jiboia serperte

280 palavras 2 páginas
Universidade São Judas Tadeu
Arquitetura e Urbanismo
AUTH403 – Teoria e História da Arquitetura II

Peter Eisenman

Débora Evelyn Fernandes 200901397
Luana Venâncio da Silva 201013342Luisa Carvalho 200907478
Michel Muniz Braga 201013382

4° AARM

Sumário

1. Introdução
Peter Eisemnan desempenhou um papelessencial na teoria arquitetônica pós-moderna, entender seu percurso bibliográfico é fundamental para entender seus paradigmas.



2.Fundamentação Teórica

Analisando a obra de Nesbitt, entende-se que o desconstrutivismo é a dissecação dos signos. O termo "desconstrução" é originário da filosofia teórica linguística, sendo Jacques Derrida umdos fomentadores da ideia, que é uma revisão do pensamento moderno seguindo um novo raciocínio frente a passividade de aceitação da meta-narrativa:
“A desconstrução analisa e questiona paresconceituais comumente aceitos como naturais e evidentes por si mesmos, como se não tivessem sido institucionalizados em algum momento preciso.[...]Por serem aceitos como óbvios, eles limitam o raciocínio comoóbvios”(In:NESBITT,p. 40)
Peter Eisenman se apropriou dessa nova visão e incorporou estes conceitos em sua teoria arquitetônica, criando uma nova vertente que posteriormente seria seguida pelosarquitetos contemporâneos. Dando um novo significado aos elementos geométricos da arquitetura, instigando novas percepções e sentidos de espaço.
Esse percurso é fruto também da desconstrução da semiótica,que tem como relação o signo e seu significado, assim Eisenman propõe uma nova perspectiva através de elementos verdadeiramente conhecidos na arquitetura.
Eisenman, em sua serie de casas, utiliza adecomposição do cubo se apropriando de uma malha tridimensional, o que as desassociam do conceito de uma casa tradicional. Desta serie, a Casa VI é a mais significativa enquanto manifesto de sua...

Relacionados