Jhon bowbly

2575 palavras 11 páginas
I. Introdução

Neste trabalho desenvolvi alguns dos aspetos ligados com a vida e obra de John Bowbly, ou seja a sua biografia. Saber quem foi e quais os seus feitos param a contribuição do desenvolvimento da psicologia e não só para a sociedade no geral.

Uma vez que Bowbly nas suas pesquisas focalizou-se na forte ligação que existe entre o bebé e a mãe ou a pessoa que contribui para o seu crescimento, mas concretamente quem o cuida. Bowbly também destacou que o apego é a causa ou fator primário para uma socialização de um bebé.

II. Revisão Bibliográfica

John bowbly, foi um psiquiatra, psicanalista, nasceu em 1907, e hoje continua seus trabalhos na Tavistock Clinic de Londres.

Antes da segunda guerra mundial, trabalhava no centro de orientação infantil e interessava-se particularmente pelos efeitos patológicos da separação precoce mãe e filho. Ele se integrava ao exercito como psiquiatra e assim que da baixa, organiza o departamento para filhos e pais, onde ele se assessora de métodos psicológicos teste com os quais tinha se familiarizado durante a sua vida militar. Paralelamente é nomeado secretário do instituto Britânico de Psicanálise.

A sua reputação levou-o a ser designado pela organização mundial da saúde (OMS) para uma investigação com os órfãos da guerra sobre a forma de minimizar as consequências da perda dos pais. Quando consultou a literatura, John Bowbly, se defrontau com especialistas da infância mais ilustres da Europa e de América, chegando assim a um consenso sobre a importância da ligação entre o bebé e a mãe ou a pessoa que o cuida. Inclinando assim suas atividades ao ensino e clínica.

Bowbly foi o primeiro psicanalista a propor um modelo de desenvolvimento e de funcionalidade da personalidade (teoria dos instintos) que se distancia da teoria das pulsões de Freud.

Ele

Relacionados