jhkjk

672 palavras 3 páginas
Anabolismo: processos metabólicos que implicam na construção de moléculas a partir de outras. ex.: síntese protéica, a síntese de ácidos graxos e a síntese de hormônios.

Catabolismo: processos metabólicos que implicam na “quebra” de substâncias complexas em substâncias mais simples. ex.: a “quebra” das proteínas do tecido muscular para obter energia.

A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica.

Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigénio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente.

Do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia em energia que possa ser usada nos processos vitais.
A quimiossíntese é a produção de matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar.1
A quimiossíntese divide-se em duas etapas:
1. A formação do NADPH e de ATP, usando a energia fornecida por determinadas reações químicas de oxirredução que ocorrem no meio;
2. A segunda fase é igual à fase escura da fotossíntese: redução de dióxido de carbono, o que conduz à síntese de substâncias orgânicas.
A quimiossíntese é realizada principalmente por bactérias, entre as quais as ferrobactérias, as sulfobactérias e as nitrobactérias. Cada uma dessas bactérias utiliza a energia de um mineral que oxida, compostos respectivamente de ferro, enxofre e nitrogénio.
Comparada à fotossíntese, a taxa da quimiossíntese apresenta uma fração minúscula de produção, mas é muito importante para o ciclo do nitrogênio, onde este elemento é fixado no solo ou nas plantas.
As bactérias nitrificantes são geralmente encontradas livremente no solo ou associadas a plantas, formando nódulos radiculares. A biofixação se inicia com a assimilação no

Relacionados

  • Caracteres
    751 palavras | 4 páginas