jhjnljl

1036 palavras 5 páginas
Universidade de Uberaba
Aluna: Priscila Rodrigues Leite
Orientador: Júlio César de Oliveira

A influência da imobiliária Tubal Vilela na (re) estruturação urbana de Uberlândia
MARTINS, I. C; RAMIRES, J. C. L; SOARES, B. R. A expansão urbana de Uberlândia e a ação da imobiliária Tubal Vilela. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 57-79, janeiro./julho 1997.

O artigo baseia-se em análise de livros, artigos, periódicos e em notícias e documentos da época estudada. O trabalho compreende as fases de 1950 - 1970, e tem como objetivo mostrar a influência das ações da imobiliária Tubal Vilela na (re) estruturação urbana e nos processos sociais de Uberlândia. A autora aborda ainda assuntos como, o poder da manipulação do espaço pelos agentes imobiliários, o descaso com a memória da cidade, estruturação do espaço urbano ditado pela lógica da acumulação capitalista e o aparecimento de processos especulativos sobre a terra.
A estimulação da especulação imobiliária deve-se ao fato da má distribuição da terra e a vulnerabilidade dos mercados financeiros, tendo a gleba tornado-se reserva de valor, em uma situação de carência real e ao mesmo tempo fictícia. Para a autora, a classe dos proprietários fundiários possui uma relação de poder exteriorizada na propriedade privada.
Sendo a estruturação urbana um reflexo e uma condicionante da acumulação de capital, fica evidente o papel que o capital imobiliário tem enquanto agente modelador da estrutura interna das cidades. Assim, segundo SOARES (1997) observa que:
“Desse modo, alguns autores definem o capital imobiliário como a associação do capital proveniente da promoção imobiliária, indústria de construção civil, proprietários de terra e o próprio capital financeiro que têm interesses na apropriação da renda imobiliária”.
E como agentes modeladores do espaço urbano são evidenciados: o Estado, os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, os grupos sociais excluídos e os promotores

Relacionados