jhjhjkhjkhjh

381 palavras 2 páginas
Pressão Osmótica
A pressão osmótica é a força com que a água se move, por meio da membrana citoplasmática de uma solução contendo uma baixa concentração de substâncias dissolvidas (solutos), para outra com alta concentração de solutos.
Em meio aquoso não devem existir grandes diferenças de solutos dentro e fora da célula. A concentração de solutos dentro e fora da célula é importante para o metabolismo. A célula microbiana exposta em condições osmóticas em meio aquoso pode estar isotônica, hipertônica ou hipotônica.
Em soluções isotônicas a concentração de água dentro e fora da célula está em equilíbrio com outras soluções, como a hipotônica. A concentração de solutos no meio é mais baixa do que no interior da célula, entrando mais água na célula e, por último, a solução hipertônica tem uma concentração mais alta de solutos do que o interior da célula, onde a água deixa a célula por causa da pressão osmótica.
A pressão osmótica é regulada por concentrações de sal. Os efeitos osmóticos na natureza ocorrem em habitats com elevadas concentrações salinas. A água do mar contém cerca de 3% de Cloreto de Sódio e pequenas quantidades de minerais. Os sais são compostos iônicos que não contêm hidrogênio ou hidroxila, considerados um sal.
Os sais controlam a pressão osmótica, pois a sua presença dentro ou fora da célula vai controlar a entrada e a saída de água.
Com relação à concentração salina temos:
- Microrganismo Halófilo: é dependente de altas concentrações de sal para o crescimento. São os organismos encontrados nos mares (6 a 15% de Cloreto de Sódio).
- Microrganismo Halófilo Extremo: é aquele dependente exclusivamente de concentrações muito altas de sal para exercer o seu crescimento (Concentração de 15 a 30% de Cloreto de Sódio).
- Microrganismo Halotolerante: é aquele que tolera certa dose de salinidade (Concentração de 1 a 6% de Cloreto de Sódio).
- Microrganismo Não Halófito: são aqueles em que a salinidade é tóxica e ocasiona a lise celular.

Relacionados