jhjhgjhvb jlv

294 palavras 2 páginas
TRABALHO SOBRE O FILME "Besouro”
ALUNO(A): ________________________________________________
INSTRUÇÕES:
Professora: Barbara Nicola
Valor: 100 pontos
O trabalho deve ser feito individualmente eser entregue à professora até o dia 30/10/2014
Besouro (2009)
1. Sinopse: Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura terocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira,mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescerBesouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.
2. Objetivos: Perceber aspectos da cultura negra e suas formas de resistência contra a opressão e oracismo.
4. Conteúdo: Escravidão/servidão. Racismo. Cultura africana.
5. Atividades:
1) O filme retrata uma época na qual os negros ainda não tinham conquistado sua liberdade, embora formalmente fossemconsiderados livres, alguns ex-escravos encontraram um caminho para lutar pelos seus direitos, uma estranha coreografia que mesclava luta e dança, conhecida como Capoeira. Descreva como eram tratadosno filme os negros no Recôncavo Baiano, após quase 40 anos de abolição?
2) O filme engloba aspectos culturais muito interessantes e que para nós brasileiros andam esquecidos ou marginalizados. Quaiselementos da cultura negra estão presentes no filme? E qual recebeu mais destaque? Por quê?
3) O personagem Besouro, capoeirista e criado ali mesmo, recebe uma missão divina para lutar pelo seupovo. Descreva o personagem Besouro e explique qual a sua importância no filme?
4) Vimos através do filme “Besouro”, várias formas de resistência utilizadas pelos negros. Apesar de o contexto

Relacionados