Jhieni

57973 palavras 232 páginas
HISTÓRIAS DA AVOZINHA
Figueiredo Pimentel

Livro para crianças
Contendo cinqüenta das mais célebres, primorosas, divinas e lindas histórias populares, morais e piedosas (todas diferentes dos outros volumes de contos pertencentes a esta biblioteca), colecionadas umas, escritas e traduzidas outras por
FIGUEIREDO PIMENTEL

PREFÁCIO DA 1ª EDIÇÃO

Pela terceira vez editamos um livro de contos para crianças.
Animou-nos tal cometimento o extraordinário sucesso dos anteriores – Contos da carochinha e Histórias do arco da velha – que obtiveram êxito extraordinário, raro, nos anais da livraria brasileira.
Em verdade, ambos esses livros – dizemo-lo com orgulho – vieram preencher sensível lacuna: neles estão reunidos muitíssimos contos populares, que andavam espalhados exclusivamente na tradição oral, passando de geração em geração, sem no entanto nunca haverem sido colecionados escritos.
Continuamos hoje a série tão auspiciosa e brilhantemente encetada, publicando este terceiro volume – Histórias da Avozinha.
Estamos certos que o presente livro, alcançará o mesmo estrondoso sucesso dos dois antecedentes, porque encerra novos contos, a maior parte inteiramente inéditos, e que não estão enfeixados nas Histórias do arco da velha, nos Contos da carochinha, ou qualquer outra coleção nossa, ou das que ultimamente têm feito aparecer a inveja e a imitação dos exploradores de idéias e trabalhos alheios.
As crianças brasileiras, às quais destinamos e dedicamos esta série de livros populares, encontrarão nas Histórias da Avozinha agradável passatempo, aliado a lições de moralidade, porque tais contos encerram sempre um fundo moral e piedoso.
E, só com a satisfação que experimentamos de sermos úteis aos nossos jovens patrícios, damo-nos por bem pagos de nosso trabalho.
Rio de Janeiro, 1896.
O EDITOR

O COMPANHEIRO DE VIAGEM
André, o bom Andrezinho, menino querido e estimado por todos que o conheciam, achava-se desesperado, banhado em lágrimas, aflito,

Relacionados