jhhff

314 palavras 2 páginas
emissões de CO2, um dos principais causadores do efeito estufa.
O Brasil tem feito grandes avanços na proposição de novas matrizes energéticas, ao longo dos anos, assumindo a posição de energia das mais limpas do mundo, em função do investimento em tecnologias que permitissem seu desenvolvimento. Dados publicados pelo Internacional Energy Agency (2004) apontam estimativas que mostram que 35,9% da energia fornecida no Brasil ao de origem renovável, sendo que, no mundo, esse valor é de 13,5% e nos Estados Unidos é de apenas 4,3%.
Os dois principais biocombustíveis no Brasil são o biodiesel e o etanol. O biodiesel pode ser produzido a partir de oleaginosas (entre elas a mamona, o algodão, o amendoim, o dendê, o girassol e a soja), além de matérias-primas alternativas (como gordura animal, óleos de frituras e gorduras residuais). Já o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, porém pesquisas vêm sendo realizadas para que o milho também sirva de matéria-prima para sua produção.
A maior experiência com o biodiesel, no Brasil, foi no estado do Piauí, na região Nordeste, por meio do cultivo da mamona. No município de Canto do wedfujlgfdsasdfghjklçlkjhgfdsasdfghjllkjhgfcxcbnm,mnbvO biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Este biocombustível pode ser produzido no Brasil a partir de diferentes espécies oleaginosas, como a mamona, o dendê, a canola, o girassol, o amendoim, a soja e o algodão, além de matérias-primas de origem animal como o sebo bovino e gordura suína.
Utilizado isoladamente, ele também pode ser misturado ao diesel - desde 2010, todo o diesel comercializado no Brasil contém uma mistura de 5 % de biodiesel. Comercializamos também a borra (ou goma), a glicerina e o ácido graxo, subprodutos derivados provenientes do processo industrial.

As usinas próprias e parceiras da Petrobras Biocombustível possuem, no total, 821 milhões de litros/ano de capacidade de produção de biodiesel.

Relacionados

  • jhhff
    574 palavras | 3 páginas