jhhadfdfhgahsg

736 palavras 3 páginas
Cenário do Estado Moderno

1- Como o Estado se mostra presente em seu cotidiano? Dê exemplos e reflita: a presença do Estado é necessária nestas situações? Por quê? Na manutenção das ruas, na vigilância da força policial, na criação e reforma de espaços culturais e históricos, na formulação das leis, etc... Sim, para assegurar a manutenção das mesmas e seu cumprimento correto.
2- Você acredita que a iniciativa privada poderia desenvolver atividades na área de educação, saúde, segurança, transporte e habitação, de modo que todos tivessem acesso a serviços de boa qualidade, sem a presença do Estado? Não. Porque a iniciativa privada visa o lucro, regulando a qualidade do serviço ou produto de acordo com o público alvo e seu valor de compra, e em sua maioria desinteressada em questões sociais.

Cenário do Estado Contemporâneo

1- Manter os indivíduos sob vigilância constante é um procedimento necessário para previnir a violência e a possibilidade de ações criminosas? Sim, sem dúvida, a vigilância inibe a ação. Não inibe as causas da ação violenta/criminosa, por isso a vigilância não é a melhor saída, posto que é impossível de se manter vigilância total sobre todos os indivíduos.

2- Há medidas não repressivas ou invasoras da vida particular mais eficazes? Aponte algumas. Se a vigilância for a única estratégia de prevenção, sempre que ela falhar acontecerá a infração. A vigilância deve ser interna, o indivíduo deve aceitar as regras e se comprometer a se vigiar para cumpri-las. Para isso, duas coisas são necessárias: 1 - educação voltada para a capacidade de reflexão e análise crítica e 2- leis que, após a tal da análise crítica, sejam aceitas pelo cidadão.

Cenário do Estado no Brasil

1- Esse texto foi extraído de um livro que teve sua primeira edição publicada em 1965. Embora sendo um livro escrito há mais de quarenta anos, ele aborda características ainda fundamentais do Estado e de suas relações coma sociedade no Brasil – uma delas, o fato

Relacionados