jhguh

2287 palavras 10 páginas
Introdução O presente trabalho busca apresentar uma análise da coesão social de Émile Durkheim, contrapondo-se à arte das poesias de alguns autores que buscaram abordar uma crítica ao exaustivo poder sobre o povo, a alienação e as regras impostas à sociedade.
Durkheim desenvolveu uma teoria que ajudou e ajuda até os dias atuais na relação de respeito aos fins sociais e ao bem comum, mostrando que o homem seria um animal, e que por sua vez, tornou-se humano por tornar-se sociável, “prendendo-se” a costumes impostos pela própria sociedade. Nas obras abordadas no decorrer da pesquisa, mostra a luta com o uso das palavras, que alguns poetas consagrados abordaram, mostrando a realidade de um povo sofrido, a busca pela vontade da libertação e do ato de se expressar, e as revoltas frente á alienação que o povo se encontra.

Émile Durkheim e a coesão social Fundador da escola francesa, Durkheim é um dos que fundou também a sociologia moderna, e que por sua vez, desenvolveu a melhor teoria referente a coesão social. Para Durkheim, os fatos sociais devem ser tratados como coisas, e a consciência coletiva, assim como a sociedade, são entidades morais mesmo não possuindo existência tangível. Contudo, para que na sociedade ocorra certo consenso, é necessário que haja solidariedade entre os cidadãos que nesta sociedade convivem. Em sua principal obra “As regras do método sociológico”, Durkheim afirma que o objetivo da sociologia são os fatos sociais, sendo que o fato social é tudo o que é coletivo, exterior ao indivíduo ou coercitivo. Logo, os fatos sociais possuem uma existência própria, independente do que os indivíduos sociais pensam ou fazem, e dessa forma, o fato social, é basicamente toda maneira de agir que exerce sobre o indivíduo. Os fatos sociais são caracterizados por três pontos cruciais, sendo

Relacionados