jhgk

8797 palavras 36 páginas
Resumo do livro
O que é cultura Autor: José Luiz dos Santos SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura.

Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro.
A cultura diz respeito à humanidade como um todo. Saber em que medida as culturas variam e quais as razões da variedade das culturas humanas são questões que provocam muita discussão.

Cada realidade cultural tem sua lógica interna, as quais devem procurar conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam. É preciso relacionar a variedade de procedimentos culturais, fazendo sentido para os agrupamentos humanos que as vivem, é resultado de sua história, relacionam-se com as condições materiais de sua existência. Entendido assim, o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas.
Na verdade, se a compreensão da cultura exige que se nos pense diversos povos, nações, sociedades e grupos humanos, são porque eles estão em interação. Se não estivessem, não haveria necessidade nem motivo nem ocasião para que se considerasse variedade nenhuma.

A riqueza de formas das culturas e suas relações trazem varias discussões culturais. Ao trazer a discussão para tão perto, a questão da cultura torna-se tanto mais concreta quanto adquire novos contornos. Saber se há uma realidade cultural comum à nossa sociedade torna-se uma questão importante.

A discussão sobre cultura pode ajudar a pensar sobre a própria realidade social. De fato, ela é uma maneira estratégica de pensar sobre a sociedade, e isso se realiza de modos diferentes e às vezes contraditórios.
A partir de uma origem biológica, os grupos humanos se expandiram ocupando praticamente todos continentes do planeta. O contato entre grupos humanos foi

Relacionados

  • jhgk
    316 palavras | 2 páginas