Jhgjfhjfd

538 palavras 3 páginas
Thayane de Sousa Guimarães. Nº41. 1º Ano “C” Turno: Manhã
Professor: Pepita. Colégio Sant’Ana.

* Como se classificam os elementos estruturais das palavras?
R: Elementos morfológicos * Qual a diferença entre raiz e radical?
R: Radical é a parte invariável do vocábulo e a raiz é a parte histórica da palavra, ou seja, o radical é a mesma parte da palavra em qualquer palavra, ex: pedra, pedregulho e a raiz pode ser diferente, ex: magro, macérrimo. * O que é tema? Como é encontrado?
R: Tema é a junção da raiz, do radical e da vogal temática, o tema é a palavra inteira ele é encontrado em todas as palavras, menos nas palavras atemáticas. * Qual o papel da vogal temática no estudo dos verbos?
R: Ela serve para mostrar a conjugação dos verbos e para a união do verbo com o resto do verbo. (desinência número pessoal ou modo temporal). * Que são afixos? Como se classificam?
R: São conjuntos de letras que se unem ao radical de palavras primitivas a fim de formar novas palavras derivadas daquela. Eles classificam-se em prefixos e sufixos. * Que é desinência? Como pode ser?
R: É a parte de uma palavra que indica a classe a qual essa palavra pertence, ela pode ser verbal ou nominal. * Qual o significado da vogal ou consoante de ligação?
R: São vogais e consoantes que surgem entre dois morfemas, para tornar mais fácil pronúncia de certas palavras. * Que são palavras cognatas?
R: São palavras com o mesmo radical. * Como podem ser as palavras quanto à sua estrutura?
R: Na estrutura das palavras os elementos quase que indispensáveis são, radical, afixos, vogal temática e desinência. * Como podem ser as palavras quanto à sua formação?
R: Na formação das palavras podemos encontrar derivação por justaposição e aglutinação, derivação prefixal e sufixal e hibridismo. * O que é derivação?
R: É conjunto de diversos processos de formação de novas palavras a partir de um único

Relacionados