jhghujb

307 palavras 2 páginas
Detalhes do experimento:
Foi nivelado a rampa de lançamento de modo que sua base ficou na horizontal. Logo após, foi determinada uma altura fixa de 10 cm, na rampa, de onde foi solta a esfera. Foram escolhidas cinco alturas diferentes de Yo, de onde a esfera foi lançada. A rampa de lançamento foi encostada na borda do papel sulfite, enquanto este foi preso à mesa utilizando a fita adesiva. O papel carbono foi colocado sobre o papel sulfite para marcar onde a esfera atingia. Para cada altura determinada, foram realizados dez lançamentos. A partir destes, foi calculado o alcance médio, o tempo da queda e a velocidade inicial da esfera.
EXERCÍCIOS:
1) Complete a tabela 1 determinando o alcance correspondente a cada posição de largada.

Posição Altura h em (mm) Alcance x em (mm) A 20 7,5 B 30 10,5 C 50 14 D 60 15,5

2) Analisando os dados da tabela 1 você diria que a altura num lançamento horizontal influi no alcance? Justifique sua resposta: resposta: Sim, pois quanto mais distante, maior o alcance.
3) Determine uma possível relação entre o alcance e a altura do lançamento (desnível entre a posição de largada da rampa e a aposição de saída).
Resposta: Em relação ao 60 e ao 20, o 60 por estar em uma maior distância teve um maior alcance em relação ao 20 por estar mais próximo.

CONCLUSÃO:
Com esse experimento, ao analisar-se o movimento bidimensional de um projétil executando medidas de altura e alcance, conclui-se que se um corpo descreve um movimento composto, cada um dos movimentos componentes é descrito independentemente dos outros e no mesmo intervalo de tempo.
Sendo assim, o lançamento horizontal e o lançamento oblíquo podem ser estudados como sendo composição de um MRU horizontal e um MRUV vertical com aceleração de módulo igual ao campo gravitacional

Relacionados