jhgdddddddd

668 palavras 3 páginas
Para as despesas de pessoal, o direcionador escolhido foi a porcentagem do tempo de cada colaborador gasto em cada atividade, o que se justifica uma vez que as principais despesas são relativas a encargos, salários, seguros, assistências e impostos. Assim, as atividades que consomem mais tempo dos colaboradores devem ser responsáveis pelas maiores despesas. Foi feita uma listagem de todos os colaboradores envolvidos e uma média do tempo gasto por eles em cada atividade.

Para as despesas de equipamentos, o direcionador escolhido foi a porcentagem de tempo gasto nos turnos com cada atividade. Este critério é bastante razoável, uma vez que as principais despesas são relativas ao combustível, à depreciação e à manutenção, ou seja, quanto maior o tempo de uso, maior a despesa com os equipamentos. Para tanto foram listados todos os equipamentos e foram apurados os tempos em que cada um era utilizado durante a realização de cada atividade nos dois turnos que a fábrica trabalha.

Para as despesas com informática relacionadas ao uso do ERP, foi feita uma relação dos colaboradores que possuem licenças da SAP para o uso do software e foi colhido o tempo que cada colaborador gastava no ERP com cada atividade, assim o direcionador escolhido foi a porcentagem de licença-hora utilizada em cada atividade, justificado pelo fato de que as maiores despesas eram com o serviço de licença da SAP, com a consultoria da SAP e outros serviços ainda relacionados ao ERP.

Para as despesas com informática relacionadas a PC's, foram listados todos os equipamentos deste tipo e o direcionador escolhido foi a porcentagem de computador-hora utilizada em cada atividade, o que é justificado pelo fato das principais despesas serem com manutenção de informática, serviços de informática, serviços aos clientes, help desk, administração de dados e informações.

No caso das despesas com infra-estrutura verificou-se que 100% das despesas se referiam apenas à atividade de estocagem, assim, como

Relacionados