jhfj

2821 palavras 12 páginas
Teoria das Restrições (TOC)
A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é um paradigma de gestão que considera qualquer sistema gerenciável como sendo limitado em alcançar mais de seus objetivos por um número muito pequeno de restrições. Introduzida por Eliyahu M. Goldratt em seu livro A Meta de 1984, a publicidade e liderança por trás dessas ideias foram exercidas principalmente pelo Dr. Goldratt através de uma série de outros livros, seminários e workshops.
A TOC foi concebida para auxiliar organizações a alcançar seus objetivos continuamente.1 2 . É fundamentada em um conjunto de princípios básicos (axiomas)3 , alguns processos simples (Perguntas Estratégicas, Etapas de Foco, Efeito-Causa-Efeito), ferramentas lógicas (o Processo de Raciocínio) e é aplicável através da dedução lógica a áreas específicas como finanças, logística,gerência de projetos, administração de pessoas, estratégia, vendas,marketing e produção.
De acordo com a TOC, toda organização tem - em um dado momento no tempo - pelo menos uma restrição que limita a performance do sistema (a organização em questão) em relação à sua meta. Essas restrições podem ser classificadas como restrições internas e restrições externas, ou de mercado. Para gerir a performance do sistema, a restrição deve ser identificada e administrada corretamente (de acordo com os Cinco Etapas de Foco, mostrados abaixo). Ao longo do tempo a restrição pode mudar (e.g., porque a restrição anterior foi solucionada com sucesso ou por mudanças no ambiente de negócios) e a análise recomeça.
Índice
[esconder]
1 Princípios básicos
2 O Processo de Raciocínio da TOC
2.1 Árvore da Realidade Atual
2.2 Evaporação de Nuvem
2.2.1 Nuvem central de conflito
2.3 Outros processos
3 Processo de Melhoria Contínua
3.1 Restrição
3.2 Quebrando uma restrição
4 Aplicações
5 Ver também
6 Referências
7 Leitura adicional
8 Ligações externas
Princípios básicos[editar | editar código-fonte]
Os princípios são claramente

Relacionados

  • O&m parques eólicos - introdução
    370 palavras | 2 páginas