jhennifffer

937 palavras 4 páginas
De fato, as tecnologias têm nos envolvido cada vez mais em suas tramas cibernéticas e contagiado o mundo das artes como já há muito não se observava, considerando que tal fenômeno não mais se trata de uma novidade. A literatura, por sua vez, não deixa de ser contagiada por artifícios e recursos dos meios digitais. Há de se considerar ainda que esse contágio entre narrativas e o meio digital torna-se interessante porque aproxima autores e leitores, além de proporcionar percepções de um mundo cerceado por práticas não só tecnológicas, mas, também, humanas. Dois lados de uma mesma moeda: 1. nossas percepções sobre o tempo, sobre a memória, sobre a narratividade têm sido transformadas em função desse contágio ininterrupto entre dois “mundos possíveis”; 2. de outro lado, podemos considerar que tudo não passa apenas de oposições teóricas que divergem e/ou convergem rumo a uma discussão de que algo mudou, mas ainda é difícil perceber.

O dossiê temático do próximo número da Texto Digital espera receber textos que abordem essa visão da narratividade do texto literário frente às suas possibilidades de intersecções:

Narratividade e meio digital: A narrativa digital; o aspecto narrativo dos games; a influência das mídias digitais na narrativa literária; narratividade virtual, temporalidade e modos de percepção do mundo; narrativa, meio digital e memória; e outras questões relacionadas ao tema.

Além da Seção Dossiê Temático, a revista receberá textos nas Seções Artigos, Entrevistas e Resenhas que estejam de acordo com o foco e escopo da revista: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/index.
Em linguística, a noção de texto é ampla e ainda aberta a uma definição mais precisa. Grosso modo, pode ser entendido como manifestação linguística das ideias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Seu tamanho é variável.
“Conjunto de palavras e frases articuladas, escritas sobre qualquer

Relacionados