jgygfg

905 palavras 4 páginas
1. Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais Pluralidade Cultural Grupo 07Elaine Honorato Silva Fabiana Calazans de Brito Rosa Franciene Daniela Rodrigues Ferreira Marcelo Rosa Vieira Lucilene Angélica da Silva Ferreira
2. Pluralidade CulturalQuando falamos sobreinterdisciplinaridade, a consideramoscomo propulsora de novas idéias,novas concepções de ensinar eaprender. Temos noção dainterdisciplinaridade nas maisvariadas formas, partindo do princípiode que todo conhecimento mantémum diálogo permanente com os outrosconhecimentos.
3. Pluralidade CulturalOs temas transversais como aÉtica, a Pluralidade Cultural, MeioAmbiente, Saúde e OrientaçãoSexual são propostos pelos PCNspara serem incorporados na práticaeducacional de forma integradacom os conteúdos curriculares.
4. Pluralidade Cultural De acordo com os PCNs, trabalhar com a pluralidade cultural na escola é promover meios de inclusão das diferenças na sociedade. Uma educação voltada para a cidadania deve promover um trabalho de reconhecimento, respeito e valorização da diversidade cultural, de superação da discriminação e do preconceito, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
5. Pluralidade CulturalA escola tem papel essencial no combate ao preconceito e à descriminação étnico-social,pois participa diretamente do processo de formação dos indivíduos, acrescentando-lhesvalores para o bom exercício da cidadania.
6. Pluralidade Cultural Mas esta escola promove, às vezes involuntariamente, a exclusão e a discriminação das diversas culturas diferentes da que a sociedade imputa como modelo, como padrão. Geralmente embasada em uma cultura eurocêntrica, que elege como padrão o estilo e as características de vida européias, a escola tende a incorporar no seu cotidiano de trabalho algumas práticas que privilegiam os alunos que se enquadram nestas características, em detrimento daqueles que fogem dos padrões, os quais passam a ser considerados inferiores, tanto no nível

Relacionados