JGroups

579 palavras 3 páginas
JGroups
Grupo de comunicação que utiliza os termos grupo e membros. Os membros são parte de um grupo. Um membro é um nó e um grupo é um cluster. Cluster e grupos são usados como sinônimos.
Um nó é um processo, que reside em algum host. Um agrupamento pode ter um ou mais nós que lhe pertence. Pode haver vários nós no mesmo host e todos podem ou não fazer parte do mesmo cluster. Os nós podem ser executados em deferentes hosts.
O Jgroups é um conjunto de ferramentas para comunicação de grupo confiável. Os processos podem participar de um grupo, enviar mensagens a todos os membros do grupo ou a membros individuais e receber mensagens de membros do grupo. O controle dos membros é mantido pelo sistema, em cada grupo. O sistema notifica aos membros do grupo quando um novo membro se junta, ou um membro existente sai ou falhas. A identificação de um grupo é seu nome. Um membro pode fazer parte de vários grupos. Os processos de um grupo podem estar localizados na mesma maquina ou em maquinas deferentes dentro da mesma rede ou em uma WAN.
Envio e recebimento de mensagens
Um canal está ligado a uma pilha de protocolo. Quando um a aplicativo envia uma mensagem, o canal a envia para a pilha de protocolo, que é encaminhada para o protocolo de nível superior onde será processada e encaminhada para os protocolos abaixo. E assim a mensagem é repassada de protocolo a protocolo até chegar ao protocolo inferior (transporte) que a coloca na rede. O mesmo acontece no sentido contrario: o protocolo de transporte escuta as mensagens na rede. Envia a mensagem par o protocolo a cima até chegar ao superior. O canal então chama o callback receive() no aplicativo para entregar a mensagem.
A pilha de protocolo é iniciada quando um dispositivo se conecta ao canal e interrompida quando ele se desconecta. Quando o canal fecha, a pilha de protocolo é destruída liberando seus recursos.
Conexão e desconexão de cliente

Para participar de um grupo e enviar mensagens, um

Relacionados

  • Empresa Fictícia
    10122 palavras | 41 páginas
  • Proposta de dissertação
    2665 palavras | 11 páginas
  • Cluster
    122281 palavras | 490 páginas