jfvjfb

2737 palavras 11 páginas
FACULDADE PITÁGORAS
CAMPUS BARREIRO
ENGENHARIA CIVIL 8° PERÍODO

Juliano Lucas da Silva

MATERIAS
DE
CONSTRUÇAO II

BELO HORIZONTE
2014
INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

A madeira é um ótimo material de construção quanto aos aspectos de conforto, plasticidade no projeto, rapidez de montagem e durabilidade. Habitar uma casa de madeira aproxima o homem da natureza, pois a madeira mantém em seu estado final de industrialização, características como cores, textura e aromas naturais, que podem ser explorados nas diferentes aplicações das construções habitacionais.

Um país com tal extensão territorial como o Brasil, possuindo grandes reservas florestais, deveria ter na madeira um material com grande potencial de construção. Entretanto, o numero de construções em madeira é pequeno, devido a vários fatores que vão desde a forte tradição em construções de alvenaria, até a falta de valorização da madeira, como material de construção, nos cursos de arquitetura e engenharia.

No Brasil, ao longo de sua história, os usos de técnicas construtivas inadequadas fizeram com que as construções em madeira sejam sinônimas de sub-habitação ou de pouca durabilidade. Os novos paradigmas de sustentabilidade e as transformações que a sociedade vem passando, fazem com que esse estigma necessite ser revisto.

A partir da conferência mundial Rio 92, os países Europeus, como França, Finlândia e Alemanha, considerou a aplicação da madeira na construção como um fator importante para o desenvolvimento sustentável. Políticas de incentivo ao uso da madeira foram implantadas, como por exemplo, a França irá aumentar em 25% o emprego da madeira na indústria da construção civil até 2010. Construção dos edifícios promove uma iniciativa direta para a diminuição do efeito estufa, pois se diminuiria a quantidade de CO2 emitida.

O emprego da madeira na construção

Relacionados