Jfjfgjfg

252 palavras 2 páginas
relação aos primeiros passos do processo de invenção e a efetivação de um produto com um custo mais baixo e podendo torná-la uma inovação radical.
Os setores em que essas empresas estão inseridas são uns fatores interessantes, por exemplo, a indústria química requer investimentos de maior vulto em P&D, portanto as grandes empresas dessa área predominam no campo de inovação.
Afirmar que as PMEs inovam mais do que as grandes empresas pode ser uma falácia. Em relação à inovação de um produto, depende da diversidade de componentes, o número de especialistas que estarão envolvidos e de equipamentos necessários para a produção para se refletir sobre a capacidade de inovação da empresa. E, em relação à inovação de um processo, as PMEs podem obter maior êxito, em função da quantidade de recursos humanos envolvidos, maior flexibilidade, concentração de esforços e a comunicação interna.
Não se pode esquecer que, no século XX, as grandes empresas norte-americanas foram responsáveis pelas inovações ou invenções de produto e processos mais importantes e que na Europa e no Japão, as imitações e inovações foram realizadas, em grande parte, pelas grandes empresas.
Um dos aspectos que se pode destacar em relação a isso, é que nas PMEs, o número de inovações de produtos e processos pode ser em maior quantidade, mas nem sempre o retorno financeiro de diversas inovações das PMEs equivalem ao retorno de uma única inovação de grandes empresas.
Outro aspecto importante é o risco assumido pelas PMEs para lançar um novo produto

Relacionados