jfisica

1469 palavras 6 páginas
1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DO 3º ANO DO EM
FÍSICA B – PROF. MARCO ANTÔNIO
FORÇA ELÉTRICA E CAMPO ELÉTRICO
3º BIMESTRE

1. (UNICAMP) Cada uma das figuras a seguir representa duas bolas metálicas de massas iguais, em repouso, suspensas por fios isolantes. As bolas podem estar carregadas eletricamente. O sinal da carga está indicado em cada uma delas. A ausência de sinal indica que a bola está descarregada. O ângulo do fio com a vertical depende do peso da bola e da força elétrica devido à bola vizinha. Indique em cada caso se a figura está certa ou errada.

2. (FUVEST) Tem-se 3 esferas condutoras idênticas A, B e C. As esferas A (positiva) e B (negativa) estão eletrizadas com cargas de mesmo módulo Q, e a esfera C está inicialmente neutra. São realizadas as seguintes operações:

1º) Toca-se C em B, com A mantida à distância, e em seguida separa-se C de B;
2º) Toca-se C em A, com B mantida à distância, e em seguida separa-se C de A;
3º) Toca-se A em B, com C mantida à distância, e em seguida separa-se A de B.
Podemos afirmar que a carga final da esfera A vale:
a) zero b) + Q/2 c) - Q/4
d) + Q/6 e) - Q/8

3.(FUVEST) Aproximando-se uma barra eletrizada de duas esferas condutoras, inicialmente descarregadas e encostadas uma na outra, observa-se a distribuição de cargas esquematizada na figura 1, a seguir.
Em seguida, sem tirar do lugar a barra eletrizada, afasta-se um pouco uma esfera da outra. Finalmente, sem mexer mais nas esferas, move-se a barra, levando-a para muito longe das esferas. Nessa situação final, a alternativa que melhor representa a distribuição de cargas nas duas esferas é:

4. (PUCCAMP) Uma esfera condutora eletricamente neutra, suspensa por fio isolante, toca outras três esferas de mesmo tamanho e eletrizadas com cargas Q, 3Q/2, e 3Q, respectivamente. Após tocar na terceira esfera eletrizada, a carga da primeira esfera é igual a
a) Q/4 b) Q/2 c) 3Q/4 d) Q e) 2Q

5. Um bastão não condutor e descarregado foi

Relacionados