Jfghjfjfj

1308 palavras 6 páginas
CÂNCER DE MAMA

Mamas são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários, cuja função principal é a produção de leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.
Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres que aos homens. São fatores de risco: a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante. Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal ( principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos). No entanto há mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.
O câncer de mama pode manifestar-se de diversas formas, e, conhecer seus principais tipos , ajuda a compreender caso apareça algum sintoma. Também todo esclarecimento só pode acrescentar para melhor entendimento.
DIFERENTES TIPOS DE CÂNCER.
DUCTAL OU LOBULAR – As primeiras informações sobre o tipo de tumor costumam vir no resultado da biópsia, que informa se o carcinoma é ductal ou lobular, classificação que diz respeito ao local da mama onde se originou o tumor. O tipo mais comum é chamado carcinoma ductal, porque se origina nas células dos ductos mamários. O carcinoma lobular, menos comum, tem origem nas células dos lóbulos mamários.

IN SITUE INVASOR – Além de ser lobular ou ductal, o tumor poderá ser também in situ ou invasor. Essa classificação indica se ele está

Relacionados