Jesuitas

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Jesuítas no Brasil
Os sacerdotes jesuítas chegaram ao Brasil com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Souza, desembarcando na cidade de Salvador em 1549. Chefiados por Manoel da Nóbrega,os religiosos se deslocaram para o sul, dedicando-se a pregação da fé católica e à educação. ao perceberem que a conversão dos índios só seria possível se eles tivessem alguns conhecimentos básicos deleitura e escrita.

É aos jesuítas que historiadores creditam a implantação de um sistema de educação formal no Brasil colônia, ao perceberem que a conversão dos nativos só seria possível se elestivessem alguns conhecimentos básicos de leitura e escrita. Para se comunicarem com os indígenas, muitos jesuítas aprenderam os idiomas nativos. José de Anchieta, que viera na expedição do segundogovernador-geral do Brasil, Duarte de Souza, em 1553, escreve um dicionário, uma gramática e uma doutrina em guarani. A evangelização também se dá pela montagem de peças teatrais ? os autos -, queAnchieta escreve em guarani, criando as primeiras peças literárias produzidas no Brasil colônia. Anchieta tornou-se o mais destacado entre os primeiros jesuítas que viveram nas terras brasileiras. Comoeducador, participou da fundação do Colégio de Piratininga, onde se originou a cidade de São Paulo, dirigiu o Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro. Politicamente, teve atuação nas negociações deconflitos envolvendo indígenas e brancos.

A atividade educativa dos jesuítas foi intensa. Em 1570, já haviam aberto escolas de instrução elementar em Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e SãoPaulo de Piratininga, além dos colégios do Rio de Janeiro, Pernambuco e na Bahia. Acompanhando as incursões dos colonizadores pelo interior do continente, fixaram-se em diferentes pontos doterritório brasileiro, como Minas Gerais e Goiás. No século XVIII, Paranaguá tornou-se um centro de atividades sacerdotais e pedagógicas através de uma residência, criada em 1708, e de um colégio, fundado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JesuítaS
  • Os jesuítas
  • jesuitas
  • Os jesuitas
  • jesuitas
  • jesuítas
  • os jesuítas
  • Jesuitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!