Jesuítas e a Fundação de São Paulo

Páginas: 2 (290 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
12/05/2013---------------------------------------------------------------
Jesuítas e a Fundação de São Paulo
No ano de 1534 o ex-militar Inácio de Loyola(1491-1551) se converteu ao catolicismo e criou a ordem religiosa Companhia de Jesus conhecidos como Jesuítas.
Todo Jesuíta fazia voto de Castidade: Não se pode casar e nãopode ter relações sexuais. Pobreza: Não possuir bens financeiros. Obediência: Obedecer cegamente à igreja católica. Possuíam a função de (na Europa) de deter osprotestantes e (na América) de catequizar os nativos, ou nç8çoççseja, ensinar a fé católica.
Foi assim que em 1459, chegaram ao Brasil os primeiros Jesuítas junto deTomé de Souza e Duarte da Costa (principais governadores gerais das capitanias).
Os primeiros Jesuítas foram Manoel de Nóbrega, Manoel de Paiva e José de Anchieta.Em 1553 o grupo de Jesuítas sobe a serra de Paranapiacaba (lugar para ver o mar) que levava praticamente um dia inteiro. No dia seguinte, tomam o caminho dePiratininga (Lugar com muito peixe seco), na busca de um local para a fundação do Colégio dos Jesuítas. Escolhem uma colina chamada Inhapuambuçu, sobre o vale do Anhangabaú,lugar de bom clima e de terra fértil e constroem ali um barracão feito de Taipa de Pilão (função de compactar o barro) que viria a funcionar como escola de catequese.Ainda na manhã do dia 25 de janeiro de 1554, Manoel de Paiva, que viria a ser o primeiro diretor do colégio, reza a missa campal que marca o início do funcionamentodo Real Colégio de Piratininga.
Esta data passou a ser considerada oficialmente da fundação de São Paulo, nome em homenagem à conversão do apóstolo São Paulo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação da câmara de são paulo no conflito entre padres jesuítas e colonos paulistas
  • São paulo
  • sao paulo
  • São paulo
  • sao paulo
  • sao paulo
  • São paulo
  • sao paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!