jesssss

569 palavras 3 páginas
Calvície
A calvície afeta quase metade da população masculina. Após os 80 anos, a prevalência da calvície masculina pode chegar a 95%. No entanto, particularmente em jovens, a queda de cabelo pode provocar várias conseqüências psico-sociais. O termo calvície refere–se a perda capilar progressiva, decorrente a fatores genéticos. Enquanto que alopecia significa a diminuição dos pêlos de uma região específica. Desse modo, pode existir alopecia em área de barba, pêlos pubianos e claro, couro cabeludo. Quando a queda de cabelo ocorre no couro cabeludo devido fatores genéticos recebe o nome de alopecia androgenética ou calvície masculina.

Como acontece a calvície masculina?
O processo de queda de cabelo é progressivo e dependente de alteração no ciclo de vida do cabelo. O folículo capilar normal possui 3 fases no seu ciclo de vida:
1. Fase anágena: corresponde ao período de crescimento do fio de cabelo. Esta fase pode durar alguns anos, em média 3 a 5 anos.
2. Fase catágena: trata–se de um período breve de transição em que há involução do folículo capilar.
3. Fase telógena : esta etapa é caracterizada por um estado de repouso, seguido da queda do fio de cabelo. Após essa fase, o folículo retorna a fase anágena, e um novo fio de cabelo começa a crescer.
Na calvície masculina, ocorre uma alteração neste ciclo fazendo com que a fase de crescimento (fase anágena) se torne mais curta associado a um aumento da fase de queda do cabelo (fase telógena). Assim, após vários ciclos, os fios de cabelos se tornam cada vez mais curtos, pois a fase de crescimento é menor e a fase de queda é maior. Associado, ocorre a miniaturização dos fios, ou seja, o fios de cabelo se tornam mais curtos, mais finos e menos pigmentados. Com a evolução, o folículo se torna incapaz que produzir um fio que alcance a superfície da pele.
O modelo de queda de cabelo da calvície genética segue um processo pré programado. A queda capilar inicialmente ocorre na região das entradas, geralmente em

Relacionados