Jesss

2605 palavras 11 páginas
Introdução
Existe uma corrente de e-mails, amplamente disseminada, a respeito do perigo que o plástico, ao ser levado ao microondas ou ao congelador, poderia trazer. De acordo com as informações contidas neste e-mail, o perigo estaria no fato de que o plástico, quando utilizado nestas condições, liberaria dioxinas, substâncias que, de acordo com o texto do e-mail, causaria câncer, principalmente câncer de mama.
Desenvolvendo um trabalho denominado “ilha de racionalidade”, a proposta é comprovar, através de uma pesquisa conjunta, a veracidade desta informação. Para tanto, na segunda etapa do desenvolvimento da ilha de racionalidade, foram levantadas questões que, ao serem respondidas, poderiam levar a informações que pudessem ser úteis para a resolução da questão-problema sobre a veracidade das informações contidas no e-mail.
Tais perguntas foram divididas em categorias: “Química”, “Física”, “Biologia” e “Histórico do e-mail”. Aqui, serão discutidas as questões que foram agrupadas nas categorias “Biologia” e “Histórico do e-mail”, ainda que para respondê-las torne-se necessário discutir aspectos referentes a questões que façam parte das outras categorias.
Quais são as causas do câncer?
De acordo com o INCA, o Instituto Nacional do Câncer, o câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, formando tumores e podendo se espalhar por outras regiões do corpo.1
As causas que levam ao câncer são variadas, podendo ser internas, quando estão ligadas a fatores genéticos e à capacidade de defesa do organismo, ou externas, ligadas ao meio ambiente e aos hábitos e costumes da sociedade. Cerca de 80% a 90% dos casos de câncer estão ligados a fatores ambientais, como substâncias químicas, a radiação solar, alguns tipos de vírus, e outros fatores que estão em estudo, como alguns componentes de alimentos, além de causas ainda não conhecidas. Os casos de câncer causados por fatores

Relacionados

  • 27239879070
    397 palavras | 2 páginas
  • Meu Primeiro e único Amor
    49415 palavras | 198 páginas