jeninhack

330 palavras 2 páginas
ivro: Ciência Política – Paulo Bonavides
Capítulo 2
A ciência política e as demais ciências sociais
1 – A ciência política e o direito constitucional
O direito constitucional é o ramo daciência jurídica que mais pesa na política. Quanto menos desenvolvida é a sociedade, mais instáveis são suas instituições políticas e menos eficaz é o direito constitucional.
Num país subdesenvolvido, oDireito Constitucional pode ser tomado como um conjunto formal de regras das quais a vida se ausentou. É aí que a Ciência Politica aparece como disciplina apta a prestar contas da realidade. A CiênciaPolítica deve manter relações estreitas com o sistema institucional.
2 – A ciência política e a economia
Burdeau reconhece no fato econômico “o fato fundamental de politização da sociedade”. Aeconomia política já fez parte, certa vez, da ciência política em si. Economia e Ciência política trabalham juntas para combater o atraso de estruturas sociais e econômicas, reconhecidamente arcaicas. Oconhecimento econômico não se restringe apenas a análise da satisfação das necessidades materiais de uma sociedade.
“A corrente de ideias de que resulta talvez o mais forte acento na identidadeda Ciência Política com a Economia Política é sem dúvida a dos pensadores marxistas.”
O marxismo acredita que todas as instituições políticas e sociais tem por base uma instituição econômica. Oprof. Xifra Heras diz que existem áreas da política que não necessitam da base econômica, mas prova-se o contrário, visto que com a mínima crise econômica, uma sociedade com frágil estrutura é logoafetada e fica transtornada. Logo, a paz social se fundamenta na atenuação da luta de classes e na distribuição mais equitativa do poder econômico em uma sociedade.
3 – A ciência política e a história
Ébuscado nas leis antigas, através de pesquisas e descobertas, a matéria-prima para o que temos hoje em dia.
Haettich afirma que

Relacionados