Jean William Fritz Piaget, Lev Seminovich Vygotsky e David Paul Ausubel

543 palavras 3 páginas
1. Jean William Fritz Piaget

Jean William Fritz Piaget, suíço Biólogo de formação, passa a estudar Psicologia, com o objetivo de estudar as questões epistemológicas, definindo como o estudo de conhecimento desde o menor ao maior grau.
De acordo com Piaget as crianças passam por um papel ativo na construção de seu conhecimento. O desenvolvimento cognitivo como uma base de aprendizagem desde a assimilação a acomodação.
Para Piaget o conhecimento real e concreto é construído através de experiências. De acordo com ele, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorrem em quatro fases: 1º sensório – motor (até 2 anos­), 2º pré- operacional (dos 3 aos 7 anos), 3º operatório concreto ( dos 8 aos 11ano) 4º operatório formal (a partir dos 12 anos).
A possibilidade de que o aluno consiga realizar uma determinada aprendizagem é limitada por seu nível de competência cognitiva. Assim por exemplo uma criança do nível pré- operatório não saberá realizar as operações aritméticas.
Assim é necessário analisar os conteúdos de aprendizagem escolar com objetivo de determinar as competências cognitivas para repassa-los corretamente

2. Lev Seminovich Vygotsky
Lev Seminovich Vygotsky, Russo professor de psicologia na Escola de Magistério de uma capital da província da Rússia desenvolveu uma teoria, na qual o resultado implica em transmitir a geração em geração.
Segundo Vygotsky o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de interação social, com experiências e ideias com outros indivíduos. Com a interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimentos.
Para ocorrer a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a torna-se independente e estimular o conhecimento potencial.
O professor por sua vez tende a estimular o trabalho em grupo e utilizar técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem do aluno diminuindo a sensação de solidão do aluno.
A construção do conhecimento na sala de aula é um bom processo social e

Relacionados