Jean Piaget

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
Trabalho Jean Piaget.
Introdução sobre Piaget
Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20. Ele nunca atuou como pedagogo. Formado em Biologia, pela universidade de Neuchâtel, interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos, particularmente a criança. Aos 23 anos começou a trabalhar com oestudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental.  Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, também nesse período acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação. 

Abordagem Construtivista: A inteligência do indivíduo está sendo construída, como adaptação a situações novas,portanto, está relacionada com a complexidade destas interações, o sujeito constrói seu conhecimento a partir de suas relações e das interpretações dessas, com o objeto, o meio e de sua maturação biológica. Sendo assim, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mastambém para a sociologia e para a antropologia.
De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.
Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovaçãona prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.

Epistemologia Genética: As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dosconhecimentos. 
Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. Uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantilpassa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
Assimilação e Acomodação: Com Piaget, ficouclaro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.
O primeiro consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes. Por exemplo: a criança que tem a ideia mental de uma ave como animal voador, com penas easas, ao observar um avestruz vai tentar assimilá-lo a um esquema que não corresponde totalmente ao conhecido. Já a acomodação se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo. Assim, depois de aprender que um avestruz não voa, a criança vai adaptar seu conceito "geral" de ave para incluir as que não voam.

Assimilação e Acomodação: Com Piaget, ficou claro que ascrianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.
O primeiro consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes. Por exemplo: a criança que tem a ideia mental de uma ave como animal voador, com penas e asas, ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jean piaget
  • Jean piaget
  • Jean piaget
  • Jean piaget
  • Jean piaget
  • Jean Piaget
  • Jean Piaget
  • Jean Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!