Jean-Paul

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Jean Paul Sartre,foi um filósofo francês, nasceu em Paris, em 1905, e faleceu em 1980. Precoce leitor dos clássicos franceses, em 1915, ingressou no liceu Henri VI de Paris. No ano seguinte, osegundo matrimônio de sua mãe, considerado por Jean Paul “uma traição” o obrigou a mudar-se para Rochelle. Em 1924, iniciou seus estudos universitários na École Normale Supérieure, onde conheceu Simone deBeauvoir, com quem estabeleceu uma relação que duraria toda sua vida.

Em 1933, obteve uma bolsa de estudos que lhe permitiu ir para a Alemanha, onde entrou em contato com a filosofia de Husserl ede Heidegger. Em 1938, publicou A Náusea, novela que pretendia divulgar os princípios do existencialismo e que lhe proporcionou certa celebridade, ao mesmo tempo em que se tornava símbolo daquelemovimento filosófico.

Cassado em 1939, foi preso, mas consegui evadir-se em 1941 e voltar a Paris, onde trabalhou no liceu Condorcet e trabalhou com Albert Camus em Combat, periódico da resistência.Em 1943, publicou O Ser e o Nada, sua obra filosófica mais conhecida, versão pessoal da filosofia existencialista de Heidegger. O ser humano existe como uma coisa (em si), mas também como umaconsciência (para si), que sabe da existência das coisas, sem ser ela mesma uma em si com tais coisas, mas sua negação (o nada).

A consciência localiza o homem ante a possibilidade de escolher o que será.Esta é a condição da liberdade humana. Escolhendo sua ação, o homem se escolhe a si mesmo, mas não escolhe sua existência, que já lhe vem concedida e é requisito de sua escolha, daqui surge a famosamáxima existencialista: a existência precede a essência.

Dois anos mais tarde, alcançou a popularidade, abandonou o ensino para dedicar-se somente a escrever. Juntamente com Aron, Merleau-Ponty eSimone de Beauvoir, fundou Les Temps Modernes, uma das revistas de pensamento de esquerda mais influentes no pós guerra.

Nesta época, Sartre iniciou uma flutuante relação com o comunismo, feita de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jean paul sartre
  • Filosofia jean paul satre
  • O Existencialismo de Jean Paul Sartre
  • Jean paul sartre
  • Biografia jean-paul sartre
  • Jean Paul Marat
  • Jean-paul sartre nasce
  • Jean Paul Sartre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!