Jean jacques rousseau
VIDA E OBRAS: Jeans-Jacques rousseau nasceu em genebra, suíça, em 1712, segundo filho de um relojoeiro chamado Issac Rousseau e de Suzanne Bernard, que morreu em consequência de parto de Jean-Jancques. Aos dez anos foi para Bossey como pensionista do pastor Lambercier. suas primeiras obras foram nova Heloísa, contrato social, Emílio, publicadas em 1761, seu primeiro livro, o discurso sobre as ciências e as artes publicado em 1749, escreveu também um diálogo chamado Rousseau juiz de Jean Jacques 1770-1771. Morre em 2 de julho de 1778, aproximadamente um mês após a morte de Voltaire, seu grande rival.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Movimento iluminista aconteceu entre 1680-1780, em toda Europa, sobretudo na França. Época das grandes transformações tecnológicas, coma invenção do tear mecânico da máquina a vapor entre outras. É o período que marca o fim da transição entre feudalismo e capitalismo.
PRINCIPAIS IÉDIAS: Rousseau iniciou sua filosofia política em o contrato social imaginado os seres humanos num "estado de natureza" para descrever as origens da organização social. Apresenta uma concepção romântica da natureza humana. Segundo Rousseau, em seu estado original mítico os seres humanos estão em união com a natureza e exibem compaixão natural uns pelos outros. É a sociedade que representa a origem da opressão e da desigualdade, à medida que o desenvolvimento da razão corrompe e sufoca nossos sentimentos naturais de piedade.
CONCLUSÃO: Importante filósofo iluminista deixa o naturalismo, sua escola filosófica que continua sendo estudada e vivenciada, sua filosofia é estudada nas escolas e na íntegra, mas por ser difícil de ser entendida essencialmente, permanece incompreensível para muitos filósofos e estudantes.
REFERÊNCIAS:
http://filsofos-vidaeobra.blogspot.com.br/2009/08/rousseau.html http://www.e-biografias.net/jean_jacques_rousseau/, consulta no livro Antologia de textos filosóficos, Jairo Marçal 2009.