jdsnç.f

716 palavras 3 páginas
José Roberto Cardoso
Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, graduou-se em Engenharia de Eletricidade pela Poli em 1974. Seu campo de interesse, desde então, tem sido o Eletromagnetismo. As linhas de pesquisa desenvolvidas por ele estão centradas em temas como elementos finitos, eletromagnetismo, aterramento, máquinas elétricas e imãs permanentes.
Obteve os títulos de mestre, doutor e livre docente em Engenharia Elétrica também pela Poli. Entre 1987 e 1988 realizou pós-doutorado no Laboratoire d´Electrotechnique de Grenoble, na França.
No setor industrial, atuou como projetista de máquinas elétricas rotativas e como consultor em métodos numéricos para várias empresas, assessorando também entidades de fomento à pesquisa e governamentais. Cardoso também participou de um projeto patenteado no Brasil em 1999, conhecido como motor de relutância chaveado para uso em ferramentas elétricas, manuais e aparelhos eletrodomésticos.
Ele foi coordenador do Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE) por oito anos - de 1998 a 2006; fundador da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMAG) por duas gestões e Chefe do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA/EPUSP) de 2002 a 2006. Atualmente o Prof. Cardoso concilia as atividades da Diretoria com as de professor titular, coordenador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LMAG), fundado por ele em 1988, e a coordenação do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP).
“Se existe a profissão que mais contribuiu para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, esta profissão é a Engenharia. A Engenharia permite também ao seu profissional seguir qualquer carreira após a formatura, algo que não acontece com as demais profissões. Com a Engenharia consegue-se ainda, a partir de uma ideia, conceber um processo ou um produto inovador que pode mudar a face da sociedade. É, portanto, a essência do ser empreendedor.” - José Roberto

Relacionados