jdshjahsd

6452 palavras 26 páginas
REDAÇÃO

2011

“Um país se faz com homens, livros e tablets”
Prof. Dr. Vicente Jr.

I – Gênero
Tipologia Textual

TIPOS - Designam uma seqüência definida pela natureza lingüística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. (MARCUSCHI)

Ex. Narração, Descrição, Dissertação, Argumentação etc.

GÊNEROS - São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. (MARCUSCHI ) Ex. Conto, Crônica, Verbete, Artigo etc.

Obs. No ENEM o Tipo textual é o Dissertativo-argumentativo. O Gênero específico é o artigo de opinião.

Dissertação

Dissertar é discorrer, falar sobre, mostrar ou expor conhecimento. Por isso, quando um texto é dissertativo, tudo que ele faz é apresentar o conhecimento que o autor tem daquele tema, daquele assunto. Por exemplo, quando a banca pede ao candidato para dissertar sobre o tema “aborto” ou sobre “pena de morte”, não está necessariamente pedindo ao mesmo que escreva a sua opinião sobre aquele assunto, apenas que exponha conhecimento válido sobre o assunto. Resumindo, dissertar não é argumentar.
Argumentação
O texto argumentativo, por sua vez, apresenta um ponto de vista e, também, a exposição de conhecimento sobre determinado assunto. No entanto, são agregados ao tema uma série de argumentos que reforçam um ponto de vista. Por conseguinte, a redação do ENEM é um misto desses dois tipos textuais, por isso é um texto expositivo-argumentativo. Para tanto, é essencial que o candidato domine o modelo desse texto e entenda o esquema que permeia a construção desse tipo de texto.

II – Esquemas da redação do ENEM.

Ao contrário do que muita gente pensa, a redação do ENEM não deve ter necessariamente 20 linhas. Para ser corrigido, o texto precisa ter apenas 8 linhas. No entanto, como o candidato

Relacionados