Jdjjmidejoelfe

4431 palavras 18 páginas
Professor Dr. Edson Vieira da Silva Filho
Monitor Renan Aparecido dos Santos
Monitor Jefferson Antônio Gomes Cardoso
Apostila de Apoio – Sociologia e Antropologia Geral
Faculdade de Direito do Sul de Minas
2012

OBS.: ESTE TEXTO BASICAMENTE UM ROTEIRO DE ESTUDO E SEU USO EXCLUSIVO NÃO BASTA COMO MATERIAL DE ESTUDOS INDIVIDUALMENTE, ELE DEVE SER USADO JUNTO COM OS LIVROS DISPOSTOS NO PLANO DE ENSINO BEM COMO OS MATERIAIS PASSADOS PELO PROFESSOR EM SALA.
OBS. 2: QUALQUER DIVERGÊNCIA DESTE MATERIAL, QUE FOI FEITO PELO MONITOR, COM AS AULAS MINISTRADAS PELO PROFESSOR PREVALECERÁ O ENTENDIMENTO DO PROFESSOR.

INTRODUÇÃO
Foco de estudo de grandes pensadores, a sociologia desenvolveu-se no tempo, não de forma linear, mas composta de momentos esparsos que ocasionaram o interesse no estudo do social.
A sociologia não se afirma primeiro como explicação científica e, somente depois, como forma cultural de concepção do mundo. Foi o inverso o que se deu na realidade. Ela nasce e se desenvolve como um dos florescimentos intelectuais mais complicados das situações de existência nas modernas sociedades industriais. A postura estruturante da disciplina, acerca da concepção de realidade, faz com que se torne árdua a definição de um único conceito concreto.
Por outro lado, estudar sociologia seria promover a análise de um conjunto de conhecimentos – conceitos, teorias, métodos e técnicas – que permite assumir uma postura intelectual ordenada em face dos fenômenos de equilíbrio social (estrutura), de desequilíbrio social (mudanças), de reequilíbrio social (reestruturação).
Partindo do marco moderno, ou melhor, da modernidade a sociologia institui a ideia de interdição, a proibição que nada mais é do que a forma de se positivar algum ato, isto é, a normatização de certos comportamentos que esta manifestação social adquiriu caráter proibitivo, interditivo, assim, passando a restringir o campo de atuação do homem e deixando-o apto, por meio das regras, ao exercício de

Relacionados