jdfjaodif

735 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão
Professora: Crhistiane da Fonseca de Souza
Voluntário: Lucas dos Santos Passos
Pibidiana: Daniela LourençoFichamento 4
Etnomatemática na civilização em mudança (pp 69 à 87) – Capítulo IV
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 4 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. 112p.
O caráter holístico da educação
O estudo de variáveis educacionais chama a atenção de “algumas especialidades acadêmicas: a) aprendizagem e cognição; b) objetivos e filosofia da educação; c) ensino e estrutura e funcionamento da escola; d) formação de professores e metodologia; e) conteúdo”. Sendo que cada uma das alternativas tem seu estudioso interessado.
“Os capítulos anteriores encaminharam para uma abordagem holística da educação Matemática”, “Assim como falar em transdisciplinaridade, em enfoque sistêmico, em globalização, em multiculturalismo, e em Etnomatemática”.
Em direção a uma civilização planetária
“Vida é a resultante de três fatores: indivíduo, outro, natureza”. Como um triângulo
“O equilíbrio e a harmonização dessas relações constitui uma ética maior, que chamo ética da diversidade. Paz, nas suas múltiplas dimensões[militar, ambiental, social, interior] é a realização, no cotidiano, dessa ética”.
Podemos também interligar matemática, pelo seguinte esquema: matemática – conhecimento – ética – paz. E hoje utilizada em ambiente escolar a Matemática continuará sendo uma ferramenta para explicar, entender e ajudar a resolver problemas, que prejudicam a sociedade.
“A meta dos sistemas educacionais, coordenando ações em nível local, nacional e internacional, deve ser coerente com a busca de novas alternativas, não com a reprodução do modelo atual, ancorado na matemática”.
A universalização da matemática
“A universalização da matemática foi um primeiro passo em direção à globalização que estamos testemunhando em todas as atividades e áreas de conhecimento. Falava-se

Relacionados