jddth

1559 palavras 7 páginas
Algodão

época do plantio :
Para o cultivo do algodoeiro, a melhor época de plantio é de acordo com o zoneamento sendo muito importante em virtude da sensibilidade, que a espécie possui em relação aos fatores ambientais, em especial para a água, que é ofator mais escasso.

clima: É uma planta de clima tropical.

Exige: Umidade no solo para germinação, início do desenvolvimento plantular e o período entre a formação dos primeiros botões florais ao início da abertura dos frutos (35 a 120 dias do ciclo de vida).
Condição ideal de desenvolvimento: muito calor, muita luminosidade e umidade regular no solo.
Solos:
- Proffundos, porosos, bem drenados e de textura média.
- Faixa de pH :entre 5,5 e 6,5.

caracteristicas do algodão :O algodão é uma fibra branca ou esbranquiçada obtida dos frutos de algumas espécies do gênero Gossypium, família Malvaceae. Há muitas espécies nativas das áreas tropicais da África, Ásia e América, e desde o final da última Era glacial tecidos já eram confeccionados com algodão. Atualmente, somente 4 espécies são aproveitadas em larga escala para a confecção de tecidos einstrumentos médicos. É uma planta subtropical, comum no México, Austrália e África.1 Estima-se que a produção mundial gire em torno de 25 milhões de toneladas anualmente.2

Colheita

A colheita do algodoeiro pode ser feita manual ou mecanicamente. O tipo de colheita do algodoeiro afeta decisivamente, a qualidade do produto.

Colheita Manual

Existem alguns cuidados que devem ser observados na colheita manual tais como: iniciar a colheita quando 60% dos capulhos estiverem abertos, realizando quantas colheitas forem viáveis; evitar colher capulhos com carimãs, plantas daninhas, maçãs verdes e outros produtos estranhos; não usar sacaria e amarrações de plásticos, juta, sisal e outros, para evitar contaminação por materiais como polipropileno e outros. Na colheita manual, se bem conduzida, o produto pode atingir os tipos 4 e 4/5 (de ótima qualidade,

Relacionados