jdchebc f

1235 palavras 5 páginas
Estudo orientado Pastas e pomadas
Curso: Farmácia
1)Explique a definição de pastas e pomadas fazendo uma tabela comparativa
Pomada
A pomada é uma forma farmacêutica semi-sólida (plásticas deformáveis) que constituem preparações de aplicação tópica, constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Devendo apresentar aspecto homogêneo, ser inerte, inodoro e de boa consistência. Uma das principais características da pomada é que não fluem em condições normais, somente quando aplicada alguma tensão. Nestas condições, amolece ou funde com a temperatura corporal e devem apresentar boa espalhabilidade. Possuem poder de penetração epidérmica, sendo pouco; endodérmicas, possuindo poder de penetração na epiderme, atuando nas camadas mais profundas, mas sem ingressar na corrente circulatória; e diadérmica, sendo uma pomada de penetração tão profunda que o ativo ingressa na corrente circulatória. Alguns fatores interferem na absorção que são pH, concentração, solubilidade, veículo e coeficiente de partição. Possuem ação emoliente ou protetora.
Pastas
Como o próprio nome deixa claríssimo, são mais pastosas que o outro tipo, o que facilita na aplicação e geralmente dá mais fixação. As pastas quase sempre vêm em tubos. Se as pastas são mais fáceis de aplicar pela consistência, as ceras são o tipo mais duro.
São formulações farmacêuticas semi-sólidas que contêm uma elevada concentração de pós finamente dispersos, variando normalmente este conteúdo de 20% até 60%, sendo mais firmes e espessas que as pomadas, mas sendo, geralmente, menos gordurosas e mais absorventes que elas. Destinam-se à aplicação externa e apresentam, geralmente, comportamento reológico dilatante. São ideais para absorver secreções no local da aplicação, sendo contra indicadas para regiões pilosas. A conservação das pastas exige a adição de agentes conservantes fungicidas.
Pomada - Combina-se o óleo (80%) e água (20%). Barreira eficaz contra a perda de

Relacionados