jdada

571 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ

FILOSOFIA

Alunos: Vanderlei Freitas Junior e Enrick Nascimento Silva.
Turma : Redes 1º ano A
Professora: Marilda Leite.

QUESTÕES

1 - Gramsci afirma que “não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo”. Então o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? Em que dele nos distinguimos? R: Cada um de nós possui a capacidade de questionar como um filósofo, ou seja, temos a capacidade de ser filósofos, nos distinguimos em que a maioria das pessoas não questionam tanto as coisas simples da vida como o filósofos fazem, não damos tanta importância para saber como foi o surgimento das coisas, o modo de pensar dos outros, etc.
2 – Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a aparente ambiguidade segundo a qual ele “sabe” e ao mesmo tempo, “não sabe” o que é filosofia. R: Ele sabe o que significa a palavra filosofia, porém não sabe todas as coisas sobre o que a filosofia aborta, pois um filósofo sempre busca saber mais e mais. E a filosofia é movida por questões, por isso a questão do saber se adquire também a do não saber.
3 – De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Explique por que não é esse o sentido que se atribui a filosofia quando a consideramos uma reflexão radical. R:

4 – A partir do que você estudou sobre Sócrates, responda.
a) O que significa a máxima socrática “só sei que nada sei”? Ela se refere a Sócrates ou à própria filosofia? Como? R:

b) Em que consiste o método socrático? Explique. R:

c) Os inimigos de Sócrates

Relacionados

  • nn agueto mais
    729 palavras | 3 páginas